DIRECÇÃO TÉCNICA




 

Dra. Lígia Prado e Castro

Lígia Romana Camacho de Ornelas Afonso de Prado e Castro, licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1984. Especialista em Anatomia Patológica desde 1992, é Assistente Graduada Sénior desde 2006.

No âmbito hospitalar desenvolveu a sua atividade profissional em serviços de Anatomia Patológica de hospitais do SNS durante vinte e cinco anos, onde adquiriu vasta experiência em histopatologia cirúrgica, nomeadamente nas áreas da patologia mamária, ginecológica, urológica, digestiva e pediátrica.
Desde 1998 que concilia a atividade profissional no serviço público com o exercício privado da especialidade.

DESEMPENHO DE CARGOS MÉDICOS
Diretora Clínica do LAP - Laboratório de Anatomia Patológica da UNILABS - desde Janeiro de 2017.
Diretora do Serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC – de 2013 a 2016.
Responsável pelo Banco de Tecidos e Tumores da Região Centro no triénio 2013 a 2016.
Diretora do Serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar de Coimbra – CHC – de 2003 a 2012.
Coordenadora do ROR do Centro Hospitalar de Coimbra de 2003 a 2012.
Responsável pela Anatomia Patológica do Hospital Pediátrico de Coimbra Professor Carmona da Mota de 1998 a 2013 e consultora de 2013 a 2016.
Diretora do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital do Espírito Santo de Évora – HESE – de 1994 a 1996.
Coordenadora do ROR do Hospital de Évora de 1994 a 1996.

Em todos os serviços onde exerceu responsabilidades de direção e para além das ações que visavam corresponder às exigências do progresso tecnológico e científico, incentivou as relações interpessoais assentes em valores de partilha e de responsabilidade, com o propósito de que o bem estar de todos contribuísse, decisivamente, como fator de diferenciação do trabalho realizado.
Simultaneamente, promoveu a remodelação dos espaços físicos e o “layout” dos serviços que dirigiu, no intuito de viabilizar a introdução de novas técnicas e novas valências, nomeadamente e entre outras, mediante a criação do núcleo de estudo da Patologia Fetal e do Desenvolvimento em colaboração com a Unidade de Diagnóstico Pré-natal da Maternidade Bissaya Barreto.
Implementou a inclusão sistemática de procedimentos de controle de qualidade interno e externo que assegurassem o cumprimento de metodologias de trabalho fiáveis e a qualidade do resultado final.

Coautora da candidatura ao programa Saúde XXI para a remodelação do Serviço de Anatomia Patológica do CHC com vista à sua certificação nalgumas áreas e coautora da candidatura ao programa para a saúde subordinado ao tema Rede de Telecomunicações no âmbito do Quadro Comunitário II.

Promoveu, organizou e participou em cursos e congressos nacionais e internacionais na qualidade de preletora, moderadora e conferencista.
Participa em projetos de investigação nacionais e europeus desde 2003 e em grupos de consenso em anatomia patológica.
Autora e coautora na publicação de artigos científicos de âmbito nacional e internacional, nomeadamente nas áreas da patologia urogenital, digestiva, ginecológica e pediátrica.
Membro de comissões oncológicas e de grupos de decisão terapêutica.
Membro fundador da CIMAGO – Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncologia e membro do seu Conselho Científico.

No âmbito da atividade docente participou, enquanto responsável e/ou supervisora, na formação de internos de Especialidade de Anatomia Patológica e de outras especialidades, na orientação de teses de licenciatura, de mestrado e de doutoramento.
Docente da disciplina de Saúde Ambiental da Licenciatura em Ciências do Ambiente da Universidade de Évora durante dois anos e da disciplina de Anatomia Patológica do Curso de Mestrado em Ginecologia Oncológica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Desde 1995 que integra os júris dos exames de especialidade de Anatomia Patológica e dos concursos da Carreira Médica Hospitalar, nomeadamente na qualidade de Presidente de Júri.

Membro da Sociedade Europeia de Anatomia Patológica, da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica e da Sociedade Portuguesa de Citologia.

Membro de Grupos de Trabalho Europeu, nomeadamente de Patologia Urogenital, Digestiva, Ginecológica, Mamaria e Pediátrica.

Integrou a Direção da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica em dois mandatos. Membro da Direção do Colégio de Anatomia Patológica da Ordem dos Médicos de 2013 a 2015.

Fundadora, em 1998, do laboratório de direito privado com sede em Coimbra – DAP – Diagnóstico em Anatomia Patológica, tendo exercido as funções de direção técnica e posteriormente de coordenação científica.

 

 

Laboratório

 

Entrega de Amostras

 

Call Center

 

Downloads

Siga-nos nas redes sociais:
Unilabs Facebook Unilabs Instagram

 
  Todos os direitos reservados LAP — Laboratório de Anatomia Patalógica Site desenvolvido por Marca Design